Entenda como otimizar o controle financeiro da sua loja!

Dentre os vários cuidados que temos que ter ao administrar um negócio, é fundamental estar atento para o controle financeiro da empresa, seja ela de qualquer tamanho. Temos que controlar as compras de estoque, o pagamento de funcionários e as contas. Por isso, é de suma importância ter um bom equilíbrio entre tudo o que sai e tudo que entra no negócio para a saúde da empresa.

Pensando nisso, vamos listar algumas dicas para você manter o controle financeiro da sua loja. Vamos lá?

Controle o dinheiro

Temos que ter ciência de todo dinheiro que entra e sai de uma empresa, de uma grande venda até a compra de suprimentos básicos, como água e café para os colaboradores.

Às vezes, nos esquecemos de anotar ou de registrar coisas de baixo valor, mas elas vão se acumulando durante o mês, podendo provocar um desfalque difícil de ser controlado — já imaginou esses pequenos gastos não contabilizados em um período de um ano?

Separe pessoal do profissional

Sua firma tem gastos específicos e você também. Portanto, são despesas diferentes e, por isso, é importante lembrar sempre de separar gastos pessoais dos de seu negócio.

Evite ao máximo o uso do caixa da empresa para pagar contas pessoais, pois, é preciso ter o controle exato do registro financeiro do negócio para identificar possíveis gargalos e possíveis investimentos para a sua empresa.

Saiba delegar tarefas

Geralmente, acabamos fazendo mais do que podemos e, às vezes, isso pode gerar problemas na empresa. Assim, você pode escolher uma pessoa de confiança para cuidar do controle financeiro, para você se dedicar a outras tarefas, como a compra de materiais, divulgação, gestão de pessoas.

Dependendo do tamanho do negócio, não hesite em escolher mais de uma pessoa para ocupar cargos de liderança. Quanto mais profissionais capacitados e de confiança para você gerir, maiores são as chances de um controle efetivo dos processos do negócio.

Use e abuse da tecnologia

Se você está achando difícil manter o controle de forma tradicional, anotando ou arquivando todos os gastos e recebimentos, não hesite em usar tecnologia para isso.

Existem hoje soluções online elaboradas a partir das velhas planilhas, que além de eficientes e práticas para controlar o fluxo de caixa, podem ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar por meio de aplicativos para dispositivos móveis.

Faça uma reflexão periódica

Procure todo mês fazer uma reflexão de como está indo sua empresa. Analise seus clientes, veja quem são seus parceiros e avalie quais colaboradores estão ajudando o negócio a crescer.

Veja se realmente todos os pequenos gastos são necessários, desde a impressão de alguns documentos até as compras de acessórios que a empresa raramente usa, e acompanhe até se o número de funcionários é realmente o que você necessita.

Todos esses fatos juntos podem explicar o bom ou o mau funcionamento de sua firma, e por que ela pode estar crescendo ou não.

Tenha pulso firme

Às vezes, para garantir o controle financeiro, passamos por situações que podem ser tensas, mas que devem ser feitas. Vendo que é realmente necessário, não hesite em diminuir o número de funcionários, de gastos desnecessários e até de clientes que são mau pagadores.

Nessas horas, é necessário ter o pulso firme para bancar as decisões estratégicas do negócio, mesmo que, para isso, seja preciso tomar atitudes difíceis. Com paciência e disciplina, é possível ter um equilibrado controle financeiro de sua empresa.

E aí? O que achou das nossas dicas? Se quiser mais informações como essa, curta nossa página no Facebook.

Voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!