BLOG

Voltar

Segurança na construção: como manusear as ferramentas corretamente?

Você é daquelas pessoas que ficam felizes quando dão conta de todos os reparos necessários na casa? Então, vai gostar das dicas de como manusear as ferramentas com segurança. Sabemos que é empolgante acessar os catálogos das revendedoras de ferramentas e de materiais de construção — afinal, são tantos itens ótimos para facilitar as nossas aventuras como “faz tudo”, certo?

Porém, seja por necessidade ou por hobby, quem utiliza ferramentas deve eleger a segurança como prioridade. Pensando nisso, listamos algumas informações importantes de como manusear as ferramentas corretamente. Confira!

Prevenção de acidentes

Existem certos cuidados que devem ser tomados antes mesmo de os trabalhos com as ferramentas serem iniciados. Conheça alguns:

  • verificar se o item está em boas condições de uso;
  • utilizar a ferramenta indicada para cada serviço (não improvisar);
  • manter os utensílios acondicionados de maneira adequada para evitar acidentes com os outros e com você;
  • utilizar sempre os equipamentos de segurança;
  • manter as mãos livres e usar, se necessário, o cinto porta-ferramentas;
  • providenciar uma bancada para trabalhar e jamais usar a mão como apoio;
  • trabalhar com calma e atenção.

Além das medidas gerais de como manusear as ferramentas, cada tipo requer precauções específicas para o seu uso. Atente-se para elas!

Manuseio das ferramentas

Elas são como uma extensão das nossas mãos e exigem muita atenção ao serem manuseadas. Todos esses itens devem ser guardados e transportados em lugar próprio — em uma caixa de ferramentas, por exemplo. Esses instrumentos podem ser:

Cortantes — facões, tesoura, estilete, enxadas e outros

Tais artigos devem ser manuseados pelo cabo. Nunca os deixe soltos, sobre mesas ou bancadas. Confira sempre o estado das lâminas e não se esqueça de guardá-los limpos, organizados e em segurança.

De impacto — martelos, marretas e outros

Eles devem estar bem presos ao cabo por uma cunha. As peças e os seus cabos não podem ter nenhum problema. Além disso, aconselha-se não usá-los como alavancas.

As chaves — fixas, estrelas e outras

Convém utilizá-las para os fins corretos, respeitando a capacidade de cada uma. Para isso, use os parafusos e as porcas adequados e prenda as peças a serem trabalhadas. Dessa forma, as ferramentas terão mais durabilidade.

Alicates e turquesas

É necessário que os cabos tenham isolamento elétrico íntegro. Atente-se para o uso devido, evitando utilizá-los em parafusos e porcas ou como martelo. Nunca aumente os cabos e mantenha as articulações lubrificadas.

Uso de ferramentas elétricas

Esses utensílios facilitam e agilizam o nosso serviço. Entretanto, exigem muita atenção quanto ao uso e à conservação deles. Por isso, é preciso ler atentamente as instruções do fabricante. A fim de aprender como manusear as ferramentas, adote também os seguintes procedimentos:

  • nunca utilize material com defeito;
  • não transporte esses aparelhos pelo cabo;
  • não use vestuário ou adornos que possam prejudicar a forma correta e segura de operação das máquinas.

Enfim, as ferramentas são nossas grandes parceiras em inúmeras tarefas. Entretanto, o uso e a conservação delas demandam atenção e cuidado.

Procure por estabelecimentos seguros e especializados na comercialização desses itens para adquirir artigos de boa qualidade. Feito isso, aproveite o seu talento para levar praticidade, funcionalidade e beleza à sua casa. Mas lembre-se sempre das nossas dicas de como manusear as ferramentas com segurança!

Você gostou das informações? Então, continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das novidades!