Saiba como montar sua caixa de ferramenta

A caixa de ferramentas deve ter somente o necessário e o que pode ser usado em diferentes circunstâncias.

Ter um caixa de ferramentas em casa otimiza o tempo na hora de pequenos reparos, principalmente os mais urgentes. Mas como montar o kit de sobrevivência sem adquirir utensílios que nunca serão usados?

Renato Florentino da Silva, profissional que trabalha como marido de aluguel, orienta a ter somente o necessário e o que pode ser usado em diferentes circunstâncias. Para casos específicos, ele sugere ver as necessidades do momento e comprar somente o que será preciso para resolver o problema em questão.

Veja, abaixo, como montar sua própria caixa de ferramentas:

 Chave de fenda
É possível comprar um jogo pronto ou cada uma individualmente. Silva sugere que se tenha três: uma pequena, com haste fina, para parafusos miúdos; uma média, com pouco menos de um centímetro de diâmetro, e uma grande. Todas, ressalta, com cabo comprido, para ser segurado com a mão inteira.

Chave Philips
É uma chave igual à de fenda, mas usada em outro tipo de parafuso, com a fenda em cruz – em vez de em linha reta. Também é interessante ter três tamanhos diferentes de bitola.

Chave-teste

É usada para testar se a energia realmente está desligada, garantindo que um resíduo ou até um erro na instalação – em que a o disjuntor desligado não corta realmente a energia no ponto esperado – não causem um choque. Também é usada em tomadas para saber qual fio é o fase (o que tem mesmo energia) e qual é o neutro. Quando se coloca a ponta na fonte de energia e se encosta o dedo na parte metálica do cabo, a lâmpada deste se acende, mostrando que há energia elétrica no local.

Alicate universal
Usado para cortar e dobrar fios, além de apertar objetos – unir as pontas de um elo, por exemplo. O tamanho, segundo Silva, é padrão, e o ideal é que o cabo seja isolado.

Martelo
“Em um tamanho que acerte o prego e o não o dedo”, brinca Silva, explicando que o objeto serve para pequenos serviços, por isso não precisa ser muito grande nem muito pesado, já que os modelos maiores exigem mais destreza e força no uso. O martelo chamado “de unha” é uma opção multifuncional, já que o outro lado da cabeça é bifurcado e serve para extrair pregos. A preferência é para os cabos de madeira, resistentes mas leves.

Arco de serra
Também chamado de serrinha, serve para cortar tubos de PVC, pequenos pedaços de madeira e até objetos em aço. Importante: para cada material, existe um tipo de serra diferente. Para facilitar no armazenamento, pode-se optar por um arco desmontável.

Fita isolante
Usada em consertos elétricos.

Fita veda-rosca
Usada em consertos hidráulicos.

Tubo de cola plástica Também chamado de adesivo plástico, serve, principalmente, para colar canos de PVC.

Trena
Também não aparece entre os itens indispensáveis, mas é bastante útil, não apenas em consertos, mas em situações gerais – como medir a porta para saber se a geladeira nova tem como entrar na cozinha.

Tesoura

Embora seja um utensílio que sempre se tem em casa, Silva sugere que ter uma tesoura exclusiva para os pequenos consertos da casa.

Extensão
Para Silva, só é necessária quando se vai usar a furadeira, aparelho que em geral tem o cabo muito curto. A extensão também é útil quando se vai fazer reparos em um cômodo onde se corte a luz mas se precisa usar algum equipamento. “Aí você desliga o disjuntor do quarto e usa a tomada da sala, por exemplo”, ilustra o marido de aluguel.

Caixa de ferramentas
Para manter tudo organizado e fácil de encontrar quando for necessário, guarde os utensílios em uma caixa de ferramentas. Existem diferentes tamanhos e modelos à disposição nas próprias lojas de ferragens, onde se pode encontrar os itens listados acima.

Fonte: http:/http://bit.ly/1Yg3rRe

Voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!