Pós-venda: como encantar o seu cliente mesmo depois da venda

Um erro gravíssimo é abandonar o seu cliente depois que ele finaliza sua compra. Quando a fidelização é feita, o cliente se mostra satisfeito e a loja acaba vendendo muito mais. Em alguns casos, o pós-venda ajuda até mesmo a conquistar novos clientes, por meio das tão oportunas indicações.

Por isso, aprender algumas dicas de como encantar o seu cliente pode ser útil na hora de trabalhar o pós-venda de seu estabelecimento. Se você quer aumentar os resultados, confira:

O que é o pós-venda?

O pós-venda é visto como uma extensão do atendimento. É nesse momento que o cliente se sente querido pela empresa e é essa a ocasião em que o relacionamento começa a ser trabalhado e o cliente é fidelizado.

Além da fidelização, o pós-venda auxilia no fortalecimento da marca. Isso acontece porque possibilita uma aproximação entre cliente e empresa, garantindo uma imagem positiva diante do consumidor.

Como encantar o seu cliente?

Encantar o cliente não é uma tarefa impossível. Com algumas dicas e pequenas alterações na forma como a empresa realiza o atendimento, o pós-venda pode ser implementando com sucesso. Veja 3 dicas de como encantar o seu cliente:

1. Crie um relacionamento

A base do pós-venda e da fidelização é o relacionamento, já que os consumidores precisam estar próximos à empresa. Dessa forma, eles se sentem parte integrante dela e, quando precisarem de algum produto, vão recorrer a ele.

O relacionamento precisa ser feito com excelência. Para isso, é importante seguir um padrão de atendimento no pós-venda, mas, sempre que for preciso, é possível adequá-lo para agradar o consumidor.

Estar presente em datas especiais, dar descontos exclusivos e estar à disposição quando o cliente necessitar é uma ótima forma de encantar os seus consumidores.

2. Saiba o que atrai o seu cliente

Conhecer o seu público é fundamental para conquistar novos clientes. Para encantá-los, não é diferente. É preciso conhecer o perfil detalhado do consumidor: aspectos culturais, sociais, demográficos, econômicos e outros relevantes.

A partir disso, é possível entender o que atrai o seu cliente e estabelecer estratégias específicas para fidelizá-los. Por exemplo, se você conhece os gostos de um determinado cliente, poderá utilizar esse fator para atraí-lo com promoções exclusivas ou até mesmo novidades que estão relacionadas com o seu produto.

3. Surpreenda o seu cliente

A melhor forma para obter êxito na sua estratégia de como encantar o seu cliente é surpreendendo-o. Quando uma empresa acaba prometendo demais e não cumpre essas promessas, o cliente fica frustrado e, certamente, terá reclamações sobre sua empresa.

Mas, quando ele ganha vantagens ou é surpreendido de outra forma, sua reação é positiva. Por exemplo, ao estabelecer prazos de entrega de produtos, procure sempre entregar antes do previsto. Outra maneira é entregar algo a mais na hora de fechar a compra, como um brinde diferenciado, por exemplo.

O pós-venda é uma ótima alternativa para encantar os seus clientes, pois, além de fidelizar seus clientes, você poderá fazer com que clientes antigos voltem a fechar negócios com você. Assim, sua imagem no mercado se torna positiva, visto que seus clientes fiéis vão indicar os seus produtos ou serviços.

E você? Como você está encantando os seus clientes depois da venda? Deixe seu comentário!

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