BLOG

Voltar

Lucre mais: 4 formas de otimizar a gestão financeira da sua loja

Expandir o seu negócio, aumentar as suas vendas, se destacar em meio a concorrência é o sonho de qualquer empreendedor. Mas para alcançar esses objetivos é necessário muita organização, estratégia e, acima de tudo, uma gestão financeira eficiente.

Com uma boa gestão, você vai conseguir aumentar a sua lucratividade e terá mais tranquilidade para realizar novos investimentos. Porém, o grande problema é que muitas empresas ainda não conseguem administrar as suas finanças e acabam se envolvendo em um emaranhado de dívidas.

Pensando nisso, separamos neste artigo 4 formas de otimizar a gestão financeira da sua loja para te ajudar a sair do vermelho. Acompanhe!

1. Organize suas finanças

Realizar a gestão financeira da sua empresa exige disciplina e pode salvá-la da falência.

Conhecer os prazos de pagamento e recebimento é o primeiro passo para se organizar, isso porque muitos empreendedores não têm esse controle e acabam deixando suas dívidas vencerem, sem sequer ter uma projeção de quanto a empresa ainda tem para arrecadar.

O ideal é que você faça um orçamento anual da sua empresa, com projeções de despesas, receitas e, também, o seu balanço patrimonial. Nele, você vai definir seus objetivos financeiros, estudar melhores estratégias para a precificação e ações que vão ser tomadas no mercado, bem como criar um plano de metas.

2. Faça um controle mensal

Faça um controle mensal de tudo aquilo que entra e o que sai da sua empresa. Além disso, é interessante que você evite retiradas desenfreadas, pois apesar de a empresa ser sua, você não pode ficar retirando dinheiro do caixa sempre que achar necessário. Isso vai fazer com que você perca o controle das suas finanças, prejudicando o seu negócio.

teste2

 

3. Utilize um software de gestão financeira

O uso de planilhas que exigem um controle manual pode comprometer a gestão financeira da sua empresa. Isso acontece porque você fica sujeito a erros e, se algo não der certo, vai demorar muito para encontrar o problema.

Os softwares de gestão facilitam esse processo, além disso, eles podem fornecer a você relatórios financeiros a qualquer hora do dia, te dando uma visão mais ampla do negócio e facilitando a identificação de problemas.

4. Corte gastos desnecessários

Eliminar os gastos desnecessários não é algo que vai depender somente de você, mas de sua equipe também. Por isso, é interessante que você reúna todo mundo e faça com que eles também opinem sobre o que pode ser economizado na empresa. Isso vai desde a diminuição de copos descartáveis até os gastos exagerados com a compra de estoque, por exemplo.

O planejamento é indispensável para ter uma gestão financeira organizada e evitar erros, os quais podem prejudicar a saúde do seu negócio e comprometer a continuidade dele no mercado. Por isso, é importante que você coloque em prática todas as nossas dicas para crescer com segurança.

Agora que você já aprendeu como otimizar a gestão financeira da sua loja, acesse mais conteúdos sobre gestão aqui em nosso Blog!