BLOG

Voltar

Como implementar uma cultura organizacional na sua empresa?

cultura organizacional

A cultura organizacional é a identidade do negócio, é como a companhia se apresenta para o mundo. 

Ela é tão importante que afeta cada aspecto das relações humanas no trabalho, da contratação de bons funcionários até a satisfação dos mesmos.

Para criar a sua é preciso definir a missão, a visão e os valores da sua empresa. Porém, a implementação da cultura organizacional vai muito além de colocar frases bonitas em um mural. 

Leia agora sobre como implementar a cultura organizacional na sua empresa!

 

Defina a cultura e os valores

O primeiro passo é entender como você quer que a cultura e os valores da sua empresa se pareçam. Siga estas três perguntas para lhe auxiliar:

  • Por que a sua companhia existe? 
  • Quais são os nossos valores?
  • Qual a sua visão para a empresa (onde você quer que ela chegue)?

 

O passo seguinte é definir qual a base da sua cultura organizacional. Para isso você pode seguir um dos 4 modelos a seguir:

Cultura do poder

Essa cultura concentra todo o poder das decisões e lideranças nas mãos de uma única pessoa, que normalmente é o gerente ou o próprio dono da empresa.

Esse tipo de cultura é muito comum nas micro e pequenas empresas, porém, ela é um tipo muito arcaico de cultura que pode levar à ocorrência de muitos problemas de relacionamento.

Cultura de papéis

Esse tipo de cultura é comumente visto nas empresas mais organizadas, onde as funções e níveis hierárquicos estão bem estabelecidos. 

A cultura de papéis permite que cada colaborador se foque em uma única função, com o objetivo do mesmo se aperfeiçoar e, com o tempo, realizar o trabalho com mais agilidade e perfeição. 

O problema que se apresenta nesse tipo de cultura, apesar de ela ser muito mais eficiente que a cultura de poder, é que os funcionários tendem a cair em uma zona de conforto, pois com o passar do tempo as suas atividades se tornam monótonas e a motivação começa a cair.

Cultura de tarefas

Esse tipo de cultura é mais recente nas empresas. Muitos empresários ainda têm receio em sua estrutura, pois ela permite mais liberdade para os funcionários lidarem com as situações e com a sua rotina de trabalho.

Contudo, as empresas que adotam a cultura de tarefas se mostram satisfeitas, pois ela propicia um clima organizacional mais positivo que, consequentemente, leva ao aumento de resultados.

Cultura de pessoas 

Esse tipo de cultura é conhecido por colocar o funcionário em primeiro lugar na organização. Aqui o foco é nas pessoas.

Empresas que adotam a cultura de pessoas buscam o crescimento profissional de todos os colaboradores, tendo como lógica que ele é a força que move as engrenagens do negócio.

Apesar de ser uma excelente e motivadora forma de cultura, os gestores e responsáveis precisam manter o equilíbrio, não deixando de olhar para os resultados e para os relacionamentos com os parceiros da empresa.

 

Alinhe a cultura organizacional

Após ter definido a sua cultura, o próximo passo é fazer com que todos os colaboradores entendam a missão e estejam alinhados com os objetivos da empresa.

Essa não é uma tarefa fácil, principalmente com funcionários que estão há muito tempo na empresa e jamais tiveram conhecimento sobre uma cultura organizacional. Para estes, o ideal é ter uma conversa pessoal com cada um deles, de preferência com a presença de seus superiores diretos, para que sejam informados das mudanças e possam entender a necessidade e os benefícios da cultura organizacional.

Para os novos funcionários a situação é mais simples, contudo, é importante que os responsáveis pelos novos colaboradores, como líderes ou funcionários do RH, tenham uma noção clara da cultura organizacional para que ela seja passada devidamente adiante para os novos colaboradores.

 

Saiba como aumentar a produtividade da sua equipe!

 

Controle da cultura organizacional

Até ser devidamente enraizada na empresa, uma nova cultura organizacional pode se desviar do caminho, seja pela negligência ou até mesmo esquecimento das regras apresentadas.

Portanto, é preciso manter o controle para que a missão e os valores não se percam durante essa fase de transição.

Convoque todos os líderes e responsáveis pela gestão e enfatize a importância da implementação da cultura organizacional, colocando sobre eles a responsabilidade de vigiar e controlar se os demais colaboradores estão seguindo as novas regras e valores.

 

Esperamos que essa dicas sejam úteis para você implementar a cultura organizacional na sua empresa. Siga lendo as dicas em nosso blog e não deixe de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades da Bonasoldi.